Pontos a serem considerados na compra on-line

compra online

Apesar de termos publicado artigos diferentes e variados sobre os aspectos que devem ser levados em consideração ao fazer compras on-line e, portanto, não cair em fraudes ou fraudes, continuamos a receber consultas constantes de usuários que picaram ou têm dúvidas sobre isso. atualize as dicas mais básicas para identificar sites mal-intencionados.

A ignorância das TIC de muitos usuários os leva a cometer erros ao fazer compras on-line, acabam sendo vítimas de alguma fraude ou diretamente não realizam esse tipo de procedimento on-line por medo de serem enganados. A esses fatos, devemos acrescentar que os cibercriminosos estão cientes das fraquezas dos usuários e, portanto, tentam circular inúmeras páginas de vendas on-line falsas ou fraudulentas.

O que você deve deixar claro antes de comprar on-line

Verifique se você está comprando em um site seguro

Para saber se é esse o caso, verifique a barra do navegador e veja se o código https: aparece, indicando que estamos em um local seguro. Se você vê HTTP: então não é um site seguro e não deve comprar através dessa página.

Descubra quem você está comprando. Localize os dados de identificação da empresa, ou seja, o nome ou nome da empresa, endereço, número de telefone, número de identificação da empresa, o número com o qual está registrado no registro comercial, etc.

pagamentos e compras

 Instale um firewall.

 É o primeiro filtro a evitar ataques e alguns vírus. Embora a maioria dos sistemas operacionais já possua firewalls, não é uma má idéia instalar outro. Existem muitos firewalls gratuitos e de alta qualidade.

Atualize o antivírus. Além de instalar o programa em seu computador, você deve atualizá-lo com frequência para que seu antivírus esteja pronto para localizar e eliminar os vírus de computador mais recentes desenvolvidos

Proteção anti-spyware. 

Também é importante instalar um programa separado que nos proteja contra spywares que são instalados maliciosamente em nosso computador sem nosso consentimento e são feitos com nossas chaves ou números de conta ou cartão.

O sistema operacional foi atualizado? A atualização do sistema operacional e do navegador que usamos é essencial para evitar surpresas desagradáveis.

Proteja a rede sem fio. Se usarmos uma rede desse tipo, ela deverá ser protegida adequadamente com uma senha, pois o “roubo” da largura de banda pode ser o menor dos problemas.

Phishing e similares. 

No momento de efetuar pagamentos e compras, é essencial garantir que estamos realmente no site da empresa na qual queremos comprar o produto ou serviço. Evitando assim casos de phishing.

Salve faturas digitais. 

Como em uma compra tradicional, as compras online são refletidas em uma fatura. Essas faturas geralmente são enviadas por lojas on-line através de comprovante de compra por e-mail. Eles também aparecem após a compra ser impressa.

Close